Visando o fortalecimento do setor agropecuário da região, o INSTITUTO FUTURE em parceria com a Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú e a Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará (ACNEC), realizará a 55ª edição da Feira Agropecuária da Região Norte – EXPONORTE, com data prevista para acontecer no período de 09 a 12 de março de 2022, em Santana do Acaraú – CE.
Reunindo criadores e produtores rurais, profissionais do segmento agropecuário e instituições de ensino técnico e superior, a programação do evento contará com exposição de animais, oficinas, aulas práticas, palestras técnicas e exposição de produtos oriundos de micros e pequenos produtores rurais e de agricultores familiares, além da Economia Solidária, do Artesanato Regional.
A EXPONORTE é uma das mais antigas e a mais tradicional exposição agropecuária da Região Norte do Ceará realizada em 04 dias, e uma vasta programação. Além disso, os visitantes poderão conhecer os stands onde são comercializados produtos da agricultura familiar, as barracas com comida regional, a arena de exposição, além dos galpões com baias de bovinos, ovinos, caprinos, equinos e suínos.
Paralelo, realizaremos uma programação técnica que busca a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenas produtores, empreendedores e empresários do setor, sempre abordando temáticas relevantes para o agronegócio nordestino e trazendo o debate de temas que impactam no dia a dia do produtor rural e na sua atividade.
Em sua 55ª edição, a EXPONORTE vai debater temas como sanidade animal, sucessão rural, manejo e pastagens cultivadas, programa horta na escola, além de oficinas sobre a palma forrageira.
Em um ano absolutamente desafiador para a economia brasileira, um setor, em 2020, se destacou e tem motivos para respirar aliviado: o agronegócio.
Segundo dados do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados em março de 2021 pelo IBGE, a agropecuária foi o único dos três setores da economia (serviços e indústrias) que cresceu 2% em relação a 2019.
Com a alta demanda da produção e o crescimento do setor, o mercado tem a necessidade por profissionais com experiência e produtos de boa qualidade. O bom desempenho do segmento também reflete na capacitação.
A realização da programação técnica tem como objetivo capacitar, transferir conhecimentos, divulgar produtos e promover o empreendedorismo e o agronegócio como uma atividade economicamente eficiente, ambientalmente sustentável e socialmente justa.
Durante o evento apresentaremos que o impacto positivo da comunidade rural, não é apenas para os proprietários, mas também para a mão de obra local, que presta serviço para as atividades de manejo existentes, gerando demanda regular de trabalho. Com isso, o desenvolvimento do agronegócio propicia uma maior oportunidade de inserção no mercado de trabalho para jovens e mulheres.